segunda-feira, 6 de maio de 2024

Conheça Beaju, a cantora de samba que está à frente de projetos culturais em Goiânia!

A cantora Beaju, que há seis meses comemorou o aniversário dela de 50 anos em grande estilo em um dos seus empreendimentos, a roda de samba Macumbb, onde foi homenageada pelo Bloco do Caçador e Escola de Samba Beija-Flor de Goiânia, já se apresenta há anos nos palcos goianos, e possui um público fiel e variado nas diferentes frentes que ela atua, não só como cantora, mas também como host de um Pod Cast voltado para o apoio cultural, artistico e social, o PodBB, e que faz parte da mais recente conquista dela, a de estar a frente da Casa de Cultura Quintal Girassaia, ao lado da amiga de longa data, a produtora cultural Juliana Bianchi.

O repertório de Beaju é de samba, e sua maior referência músical é a eterna Clara Nunes, e quero deixar registrado aqui, que foi em um show de Chorinho feito por Beaju na Avenida Goiás, em um tributo à Clara, que eu a conheci e passei acompanhar sua carreira, até me tornar membro de sua equipe, uma familia que só tem crescido. Hoje a artista e empresária conta com uma maquiadora particular, produtora cultural, produtora executiva, produtora musical, assessora de imprensa e um social média. Outra vertente músical de Beaju é os tambores da Macumba, onde o Samba surgiu, e a proximidade dela com o ritimo e a vivência de Juliana Bianchi, produtora cultural do evento, com o Axé, originou a roda se Samba Macumbb, um sucesso absoluto, com oito edições muito bem sucedidas. 

A roda de Samba Macumbb em pouco tempo se tornou uma referência para o povo de santo goiano, que se sente abraçado e representado. O evento Macumbb foi pioneiro por apresentar a primeira roda de Samba voltada para as religiões do Axé do Estado de Goiás, inspirando assim outros eventos com a mesma proposta e que seguem seus passos, desde o formato, até às suas locações, e quebrou barreiras impensaveis ao levar toda sua potência para o principal palco do Carnaval Goiano de 2024 com o show titulado Macumbloco, na Praça Cívica, que recebeu 130 mil pessoas. Essa não foi a primeira vez que ela se apresentou para grandes públicos em shows proporcionados pelo governo para as grandes massas do centro-oeste, mas foi a primeira vez que ela apresentou seu repertório de Macumba para um número tão grande de pessoas, fato inédito dentro da capital goiana e que muito a emocionou.

Em sua mais recente conquista, brindada com a participação dos artistas, Grace Venturini, Dani França, Larissa Ribeiro, Sabah Moraes, Clara Couteiro e Dudu do Clube Do Samba, no evento de abertura da Casa Cultural Quintal Girassaia, Beaju assumiu o comando do local ao lado de Juliana Bianchi, e agora Beaju atua não só como cantora, mas também carregando a responsábilidade de uma curadoria artistica, em um espaço que é voltado para receber shows e eventos culturais e sociais, de inciativa pública e privada, com a missão de sempre valorizar os artistas locais, a arte local, e os trabalhos sociais. A Casa de Cultura Quintal Girassaia fica localizada no Bairro Setor Leste Vila Nova, onde ficava o antigo e tradicional Quintal do Keké, e promete ser um ponto de encontro para se ouvir boa música ao vivo, projetos artisticos e culturais, com boas bebidas e uma proposta gastronômica que está sendo construída, além de oferecer a sua deliciosa Open Feijoada, em alguns eventos, já conhecida pelo público.

O Pod Cast PodBB, que fez seu primeiro aniversário ano passado, carrega essa mesma missão de valorização dos artistas, da cultura e do serviço social local, com seus episódios apresentados por Beaju e Juliana Bianchi todas as segundas-feiras às 20h00 no YouTube. O bate papo semanal já recebeu cantores, instrumentistas, assossiações, artistas de todos os ramos, pessoas à frente de projetos sociais e grandes personalidades que saem em defesa das minorias. Embora subir em um palco para cantar, apresentar um podcast, e gerir uma casa cultural pareçam ser coisas muito diferentes, as três funções se correlacionam e vem construindo uma estraégia de carreira coesa e acertiva para Beaju, que somadas projetam seus próximos passos no envolvimento com a própria arte dela e a arte de outros artistas dentro do Estado de Goiás. 

Como uma pessoa que acompanha Beaju, como público, fã, parte da equipe e amigo, e ter o privilégio de estar vendo como o trabalho dela é feito de perto, posso afirmar com propriedade que o sucesso que ela vem tendo nas frentes que ela toma para si, com muito talento, esforço e incontestável mérito, são frutos de sua coragem em fugir do caminho comum e atuar em outras áreas além do canto que fortalecem sua imagem como artista e cantora, sempre fomentando nossa cultura, nosso povo e nossa arte, além de estar cercada de bons amigos em sua equipe, que acreditam junto com ela em todos os projetos que ela faz, olhando e caminhando em direção aos mesmos objetivos e carregando os mesmos valores. 

Para acompanhar todos os projetos atuais da Beaju, siga as contas @beajuoficial, @macumbb, @podbboficial e @quintalgirassaia no Instagram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário