terça-feira, 21 de julho de 2015

O Estilo de Adam Lambert e o Glam Rock!

Glam. Não há como falar em Adam Lambert sem citar essa palavra! E se essa palavra estiver associada a “Rock”, melhor ainda!Mas o que vem a ser afinal “Glam Rock”?


O Glam Rock (abreviação de Glamour Rock) é um gênero musical (sendo um subgênero do rock) criado na Inglaterra, conhecido também como glitter rock. Foi um estilo de música nascido no final dos anos 60 e popularizado no início dos anos 70. Era principalmente um fenômeno inglês que foi difundido em meados de 1971 e 1973. Nos EUA, o Glam Rock teve um impacto menor e foi apenas difundido por fãs de música nas cidades de Nova Iorque e Los Angeles.

O Glam foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Eram os tempos da androginia e do glamour e suas músicas agitadas de rock n’ roll esbanjavam energia sexual. A ênfase lírica abordava a “revolução adolescente” (T. Rex – “Children of the Revolution“, Sweet – “Teenage Rampage“) assim como uma ampla notoriedade na direção de temas heterosexuais, sobre a decadência e fama.


O Glam Rock surgiu como uma reação à contracultura hippie e ao rock progressivo. Contra o despojamento e o engajamento hippie e a seriedade do rock progressivo, o glam rock propôs canções inspiradas em quadrinhos de ficção científica, em provocações sexuais, bissexualidade e temas do então submundo gay.

Os cantores de Glam frequentemente vestem-se de forma andrógina, com maquiagem vistosas, trajes extravagantes não diferentes aos que Liberace e Elvis Presley vestiam quando tocavam em cabarés. Um exemplo famoso seria David Bowie durante a fase de Ziggy Stardust e Aladdin Sane. Ambiguidade sexual percebida era em resumo uma moda: algumas bandas começaram a tocar com trajes patentemente ridículos. O Glam Rock se diferencia do Glam Metal, por ter um som menos pesado.


Esse é o estilo que Adam mais quis propagar desde a finalização da oitava edição do “American Idol”, sua proposta no álbum de estreia “For Your Entertainment”.

È lógico que o estilo roqueiro “Glam Rock” é muito mais percebido quando o artista se apresenta no palco e isso podemos observar em todas as peças de vestuário e maquiagem usadas na Glam Nation Tour. Muitas vezes Adam foi chamado de “exagerado”, mas na verdade os críticos não captaram a essência da maneira como poderiam, tendo em vista que o seu objetivo como artista seria justamente “reviver o Glam”, ou seja, reviver um estilo. Nas roupas que Adam usa em seus compromissos fora do palco, ou mesmo quando é flagrado pelos “paparazzi”, é lógico que ele não está com uma cartola e um casaco de franjas, mas não podemos negar seu estilo nitidamente influenciado pelo Glam Rock, com prevalência das cores cinza e preta, andrógino, de bom gosto, que ele incorpora nas suas roupas fora do palco. Por exemplo, na fase pós Glam Nation Tour, ele aparece com look menos exagerado, mas ainda podemos perceber o seu gosto peculiar por blazers (com golas de cobra, como no Grammy e outro, com rendas na barra), bijouterias com ou sem brilhos e pedrarias (mas nunca modestas!), de artistas renomados, como Alexander McQueen e sapatos YSL sofisticados, ou camisetas estilizadas da famosa loja “All Saints”. Durante a última apresentação no programa American Idol, seu estilo foi totalmente clean, mas sua marca registrada com relação às bijouterias, pode ser observada.


Mesmo vestido impecavelmente para a cerimônia do Grammy (tanto que foi considerado por críticos de renome como um dos mais bem vestidos), quando ele se dirigia à cerimônia, foi entrevistado dentro do carro e disse que um dos anéis que ele usava equivaleria ao preço de um carro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário