quarta-feira, 2 de junho de 2021

Use o visagismo e a estratégia de imagem a favor daquilo que você quer transmitir para as pessoas.

93 % de tudo o que nós comunicamos para as outras pessoas é não-verbal, ou seja, a sua imagem comunica muito mais sobre você do que o que você diz, e a gente pode usar todo esse poder da comunicação visual a nosso favor, escolhendo uma mensagem para transmitir através da nossa imagem. Antes de mais nada, eu quero dizer aqui que não existe mensagem certa e mensagem errada, existe a mensagem certa para cada objetivo. Existem imagens de destaque e imagens de aproximação, então você pode sim buscar ter uma imagem de destaque, o que é bom, porque te deixa mais diferente, chama mais atenção, mas esteja ciente que ela não gera tanta conexão e a empatia das pessoas, é menor o sentimento de aproximação.

Além de entender qual mensagem seu corte de cabelo comunica é essencial você entender quais traços no seu rosto você precisa suavizar e quais traços você precisa realçar, e deve conhecer muito bem também o seu estilo pessoal, para que um visagismo não destoe muito da sua personalidade e do seu guarda roupas. Sabendo disso, vamos falar das estratégias de imagem que eu usei em mim através do visagismo?

Para começar, o que os dois cortes de cabelo escolhidos por mim tem em comum, e porque os escolhi? Devido ao meu formato de rosto, não é aconselhável que eu use um corte de cabelo onde os fios são projetados para cima ou para trás, minha testa é grande e tenho entradas acentuadas. Um corte que harmonize mesmo com meu rosto sempre vai ter que ter uma franja, seja ela comprida, ou curta desfiadinha para dar uma diminuída na minha testa e esconder as minhas entradas. O meu cabelo também é baaaastante fininho, então cortes que projetam os fios de trás para frente dão uma ideia de que ele é mais cheio. Ambos os cortes que escolhi pra mim trazem repicados, que dão movimento ao corte e trazem essa mesma ideia intencional de volume. Os dois cortes então respeitam as necessidades de harmonização dos traços do meu rosto. 

Agora que sabemos o que eles tem em comum, vamos falar das diferenças de mensagens que cada um dos cortes tansmitem; O primeiro corte, por ter um comprimento maior, tem um caimento mais "lento", acentuado e de certa forma mais alinhado, e transmite inconscientemente nas pessoas a sensação de tranquilidade, de romantismo, acessibilidade, naturalidade, conexão com as pessoas, meiguice, e também submissão, fragilidade e passividade. A ausência da barba e do brinco na orelha trazem a região do meu rosto menos contraste e fica mais neutralizado, e as sensações são de acolhimento, neste caso o destaque fica no caimento do cabelo e na tonalidade clara do cabelo e dos olhos. Quanto menor é o contraste, maior é a suavidade. E esse corte traduz bem alguns pontos da minha personalidade e o que eu gosto de transmitir nas minhas relações.

Mas como tudo na vida é mutável e são fases, eu passei por uma decepção amorosa dilaceradora, e houve uma necessidade particular muito grande de me desprender dessa imagem mais delicada e frágil, de submissão, eu queria ter uma imagem menos ligada ao romantismo, eu queria me olhar no espelho e ver alguém mais independente emocionalmente, mais forte, mais indiferente, menos frágil e menos convencional também. E como a estratégia de imagem me ajudou a atingir esses objetivos? Eu busquei um corte mais moderno, que transmitisse essas mensagens que eu queria passar.

O segundo corte, por já ter um comprimento menor, automaticamente pelas características do meu rosto, pedia uma barba para que a atenção não ficasse só na parte superior do meu rosto, e não podia ser uma barba muito pesada e cheia também, que fosse uma criar uma divisão muito forte entre a parte superior e a parte inferior do meu rosto, tinha que ser baixinha mesmo, exatamente para equilibrar. O uso de um brilho focal em uma das orelhas com o brinco, e a barba trouxeram ao meu rosto mais contraste de cores e informações, que tiraram do meu rosto a suavidade como mensagem principal, esse corte mais desfiado e curto transmite mais agressividade, imposição, dinamismo, e causam um certo afastamento nas pessoas, e contrapõem uma estética mais doce, que era o que o meu corte de cabelo anterior atribuía a min.

Com o tempo passando, após o término do meu relacionamento, e de estar passando por um processo de superação e auto conhecimento, a "guarda" vai ficando mais baixa, é nesse ponto que se inicia uma reconexão com  o nosso interior,  e os nossos valores e individualidades vão retornando para gente, e a gente vai voltando a ficar mais aberto, mais acessível, por isso é MUITOOOO provável que eu volte a usar o meu corte de cabelo anterior, porque meu visual sempre é um reflexo de como eu me sinto, e é assim que deve ser!

E  você, pensa em visagismo e estratégias de imagem quando escolhe o seu visual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário