sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

O que podemos aprender com um Gângster?

Gângster: “é um termo usado para definir um membro de uma quadrilha ou de uma organização criminosa semelhante à máfia.”


Em hipótese alguma quero incentivar alguém a praticar algum tipo de crime. Mas por mais que nós brasileiros não tenhamos a presença de mafiosos ou gângsters, é inegável a sua influência positiva dentro da industria da moda, onde é possível constatar em qualquer filme que retrate um mafioso, demonstrando sua preocupação com o seu estilo, mas é claro, não é necessário citar os inúmeros pontos negativos, os quais não cabe discuti-los aqui.

Entre 1920 e 1933 ocorreu nos EUA a proibição de uso de bebidas alcoólicas, o que tornou o contrabando destas um negócio muito lucrativo. Atraídos pelos lucros, muitos gângsters passaram a contrabandear bebidas alcoólicas, o que não era uma atividade muito fácil de ser praticada, mas era facilitada por meio de subornos. Após a segunda Guerra Mundial, suas atividades tornaram-se legais por meio da expansão dos cassinos, antes somente permitida no estado de Nevada.

Entre os mais famosos estão Al Capone, de origem italiana, e Meyer Lansky, de origem russa.


No início do século XX era um pouco difícil imaginar um visual casual como temos hoje, pois os homens se vestiam de maneira estritamente formal, com bons ternos e sapatos impecáveis. Chapéus, lenços nos bolsos, suspensórios incrementavam o look e acabaram se tornando peças fundamentais a todo gângster. Entre os ternos, o risca de giz era muito utilizado, apesar de hoje ser pouco popular mas ainda extremamente elegante.


Vale a pena conferir alguns filmes e se inspirar no estilo deles. A elegância é certa!









Já imaginou que os gângsters iriam ensinar um pouco sobre estilo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário