segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Tranças Nagô; aquelas de raiz que ficam rente ao couro cabeludo.

Por: Katy Illy do blog Las Pretas.


As tranças nagô são as tranças de raiz que ficam rente ao couro cabeludo. Podem ir do estilo básico a um infinito de opções. Assim como os Dreads e as Box Braids, as tranças Nagô tem significados diversos na cultura africana. Simbolizam, estado civil, classe social, família e até mesmo algum problema pessoal. Existem penteados específicos para cerimônia como o casamento ou eventos religiosos.

“Na Grécia, e depois em toda a Europa durante a Idade Média, a trança foi adotada pela maioria das mulheres. No início do século XV, com a escravidão das sociedades africanas, o cabelo exerceu a importante função de condutor de mensagens. Nessas culturas, o cabelo era parte integrante de um complexo sistema de linguagem. A manipulação do cabelo era uma forma resistência e de manter suas raízes.” (Blog Trança Nago)

Aqui no Brasil e em outros países da América Latina como a Colombia, no período da escravidão elas foram usadas de maneira muito inteligente, como forma de comunicação entre os negros. As mulheres negras tinham o costume da trançar seus cabelos e faziam os mapas na cabeça umas das outras, desenhados com as tranças para encontrar o caminho nas fugas para os quilombos. A simbologia da resistência também é muito forte nas tranças nagô.


Elas são práticas, uma boa opção para quem está passando pela transição capilar e dependendo da forma como são feitas podem durar de duas semanas até dois meses de acordo com os cuidados.

Essas tranças podem ser feitas apenas com o seu próprio cabelo ou com fios sintéticos. Apenas com o seus cabelos naturais a durabilidade é menor, e o acabamento permite a possibilidade de deixar os cabelos soltos, estilo de tiara.

É importante que os cabelos estejam saudáveis se você preferir colocar os fios sintéticos, pois eles podem ficar fragilizados com o peso do aplique. As tranças também são um ótimo penteado para o período de transição capilar, pois pode ser feito em cabelos de todas as texturas, além de ajudar a disfarçar a diferença entre a raiz e pontas. No período do Big Chop também são ótimos, é o momento ideal para colocar um aplique e ter um visual diferente.

É possível criar uma infinidade de desenhos no couro cabeludo, tudo depende da sua criatividade e habilidade. Existem salões que são especializados em cabelos crespos, fazendo tranças no estilo “concept“, trabalhos incríveis, por sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário