Você já parou para pensar em sua higiene íntima? Você toma as devidas precauções quanto a isso ou acha um exagero? Fique sabendo que a falta de higiene nas partes íntimas está diretamente ligada a diversos problemas, como irritações, inflamações, infecções e coceiras que se não tratadas de forma correta podem acarretar em sérias consequências. Mas para evitar incômodos e inconvenientes ainda maiores, como tumores de pênis que podem levar à morte, e a candidíase, por exemplo, basta seguir diariamente algumas dicas simples:
Água e Sabão
Grande parte das doenças pode ser evitada quando lavamos nossas mãos com água e sabão. E com o pênis não é diferente. Antes de urinar, lave bem as mãos para não correr o risco de contaminar o pênis com fungos e bactérias.
Durante o banho, a limpeza deve ser ainda mais completa. Recue o prepúcio (pele que cobre a glande) e lave essa parte com água e sabão, até tirar toda a gordura do órgão e o esmegma (secreção branca acumulada em torno da cabeça do pênis), se houver. Além disso, toda a região genital (bolsa escrotal e ânus) também deve muito bem lavada.
Pós-Sexo
Outro ponto importante, e muitas vezes deixado de lado pelos homens, é a limpeza após o sexo, independente da forma como este for realizado. No caso da utilização da camisinha, é importante para retirar o lubrificante que se mistura ao sêmen. Já nas relações sem preservativos, a higiene é fundamental para remover as secreções provenientes da vagina, que também pode causar fungos e bactérias.
Enxugue Bem Após Urinar
Enxugar o pênis após ir ao banheiro, embora não seja uma prática corriqueira para a maioria dos homens, também impede proliferação de fungos na cueca, que se torna o local ideal para multiplicação desses organismos, por ser abafado e uma vez que há grande presença de amônia na urina. Além disso, essa prática evita mau cheiro.
Coceiras e Irritações
Alguns homens são mais sensíveis do que os outros. A maioria utiliza sabonete comum, do tipo neutro (pH 7). Porém, coceiras e irritações podem surgir na área. Nesses casos é importante verificar o pH desses produtos e, caso necessário, fazer sua substituição para um com pH mais baixo, 5 ou 6. Se houver ferimentos, sabonetes antissépticos devem ser utilizados.
Depilação
Embora praticada por muitos, a depilação pode ser um dos grandes vilões dos homens, uma vez que pelos podem encravar, criando inflamações e irritações na pele, e podendo ocasionar até abcessos, quando ocorre o acúmulo de pus no tecido, provocando inchaço e dores.
Entretanto, os cabelos genitais devem ser aparados regularmente e após o banho sempre devem ser bem secos, para evitar a umidade e um ambiente propício para a crescimento de germes e bactérias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário