quarta-feira, 4 de março de 2015

Universo teórico do Designer: Comunicação da Moda.


Semiótica: Emissor - Canal - Mensagem - Receptor - Feedback.

* Marca: É o nome do produto/empresa, indica instantaneamente a coisa representada.
* Logotipo: Refere-se a forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia especifica.
* Simbolo: É um sinal gráfico que indica um produto.
* Logomarca: É representada pelo logotipo e simbolo (Nome + Simbolo).

Identidade Visual: Conjunto de elementos com um logotipo, um simbolo gráfico e um conjunto de cores. Estes elementos a primeira vista deve estabelecer um nível ideal de comunicação.

Tipologia: Tipo de letra.

- Tipografia com Serifa: Letra mais desenhada, com formas, curvas...
- Tipografia sem Serifa: Letra mais crua, sem muitos detalhes.

Principais itens a serem analisados na construção de uma marca:
- Se a marca é compatível com o conceito que transmite.
- Se a marca é considerada original.
- Se a marca esta ligada à algum modismo gráfico que a faça perder sua identidade visual com tempo.
- Se a marca tem características ópticas perfeitas.

Perfil do consumidor: Sempre que desenvolver um produto, seja ele qual for, o designer deve levar em consideração o seu público alvo. O mercado antigo de moda era dividido em masculino 24%, feminino 57% e infantil. O mercado de moda atual é segmentado em grupos que possuem similaridades.

- Segmento: Gênero, faixa etária, classe social, geograficamente.
- Nicho: Por interesse ou estilo.

Consumidores de Moda: 

- Consumidor Tradicional: Valoriza a praticidade, conforto, durabilidade e o preço justo, é um consumidor que não liga para a etiqueta.
- Consumidor Fashion: É o público que mais consome, valoriza a moda, as etiquetas e a juventude. Aceita as novidades com muita facilidade e esta em alerta aos modismos.
- Consumidor Vanguardista: Tem um estilo particular, gosta de informação e se sentir diferente, não se importa com etiquetas e críticas, são altamente criativos. 

Marketing: É o conjunto de técnicas utilizadas para a comercialização e a distribuição de um produto entre os diferentes consumidores, com a finalidade de satisfazer seus desejos, exigências e poder aquisitivo. Inclui a planificação a organização, a direção e o controle das decisões sobre as linhas de produtos, preços, promoção e os serviços pós venda.

Identidade da Marca: É um diferencial que pode influenciar o consumidor na sua decisão de compra, a embalagem é importante pois dá vida ao produto, o protege, o vende e o promove. Muitas vezes a identidade da marca está expressa em um slogan (uma frase curta, positiva e compreensível), que fica fixada na mente do consumidor.

Painel de Identidade da Marca: O painel de Identidade da Marca é uma colagem de figuras relacionadas aos conceitos e valores que a marca projeta para o consumidor.

Compostos do Briefing da Marca:
- Nome da marca;
- Conceitos da marca;
- Designer ou Equipe de criação;
- Segmento de Produto;
- Público Alvo;
- Faixa Etária;
- Gênero;
- Consumidor de Moda;
- Estilo de Vida;
- Sistemas de venda;
- Pontos de venda;
- Localização;
- Espaço interno;
- Vitrina;

Vitrinas: A comunicação é a arma indispensável para vender, por isso é possível dizer que dentre todas as formas de comunicação, cartazes, banners, letreiros, sites, malas-diretas, anúncios, entre outras, a vitrina é uma das mais poderosas ferramentas de venda no mercado do varejo. Basicamente, a vitrina funciona como ponto de encontro entre o consumidor e a sua vontade de comprar. Uma vitrina ruim pode atrapalhar os negócios, tanto quanto uma boa vitrina pode alavancar as vendas.

- Vitrina Lúdica: Está relacionada ao colorido, ao mágico, ao divertido e alegre.
- Vitrina Ecológica:  Coerentemente com a natureza ou que trabalha com elementos naturais.
- Vitrina Sofisticada: Elegante e original, é bem organizada esteticamente, é luxuosa.

As lojas normalmente se preocupam em mudar suas vitrinas quando muda a estação, quando o comércio realiza uma grande liquidação, ou em datas festivas comemoradas pela massa.

É essencial para que a vitrina seja boa e interessante:
- Claridade, boa iluminação, e limpeza visual.
- Boa exposição do produto.
- Uso de suportes adequados.
- Agrupamento de produtos afins.
- Mostrar as variedades de produtos sem exagero.
- Uso de três cores apenas e seus degradês.
- Luz focada nos pontos de maior interesse.
- Decorações temáticas combinadas com o todo.
- Busca do original e inusitado.
- Comunicação ideal com o público alvo.

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