sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Universo teórico do Designer: Teorias da Comunicação.


- Emissor: Quem envia a mensagem.
- Código (Mensagem): Tato, fato, olfato, visão e audição.
- Canal (Veiculo): Meio em que a mensagem se propaga.
- Decódigo: Interpretação dos códigos que formam a mensagem.
- Receptor: É quem recebe a mensagem.
- Resposta: É a reação causada no receptor ao receber a mensagem.
- Feed Back: É quando a reação do receptor vai em direção ao emissor.

Ciclo da comunicação: O emissor envia uma mensagem através de códigos por um canal, a decodificação desta mensagem é entendida pelo receptor que como resposta tem uma reação, se esta reação voltar ao emissor, nós temos o feed back.

Conceito de comunicação: O conceito de comunicação vem da palavra Comminus (do lattin), e significa em primeira instancia, comunhão e troca de informações.

Mensagem: É um conjunto de códigos emitidos do emissor ao receptor, isso ocorre pelo meio dos 5 sentidos. A mensagem só será comunicação se houver o entendimento do receptor aos códigos emitidos pelo emissor.

- Ideia Central do Funcionalismo: A mídia transmite para sociedade cultura e direciona para conscientização social de forma á-crítica e neutra.
- Ideia Central do Interacionalismo: A mídia manipula a informação, a massifica e cria um padrão único de opinião.
- Ideia Central da Teoria Crítica da Sociedade: A sociedade vê as várias vertentes da comunicação e cria sua própria opinião.

Semiótica: Ciência que estuda os signos estabelecendo uma relação entre o signo, significado e objeto. Elementos da Semiótica: Conceito, Palavra, Representação, Simbolo, Cognição, Semiose, Signo, Ícone, Objeto, Interprete.

Categorias do Pensamento:

- Primeiridade: Tudo como realmente é (Primeiro momento).
- Secundidade: Definição do pensamento ( Segundo momento).
- Terceridade: Conclusão (Terceiro momento).

Elementos da crítica/descrição visual:

- Simplicidade: Forma fácil de ser compreendida.
- Complexidade: Complicação.
- Pregnância: Velocidade de entendimento/leitura.
- Minimidade: Poucos elementos.
- Profusão: Excesso de unidades/ornamentos.
- Coerência: Compatível.
- Incoerência: Incompatibilidade.
- Exageração: Extravagante, chama a atenção.
- Arredondamento: Trás suavidade, elementos arredondados.
- Transparência: Deixa a luz passar.
- Opacidade: Área oculta, bloqueia o fundo.
- Fosco: Oposto ao brilho.
- Redundância: Repetição, excesso de elementos, alta pregnância.
- Ambiguidade: Duplo sentido.
- Espontaneidade: Falta aparente de planejamento visual.
- Aleatoriedade: Não é sequencial.
- Fragmentação: Unidades que se relacionam.
- Sutileza: Delicado/Refinado.
- Difusão: Desfocado.
- Distorção: Elementos visuais intensos.
- Profundidade: Volume acentuado.
- Superficialidade: Plano.
- Sequencialidade: Organização continua e lógica,
- Sobreposição: Elementos uns sobre os outros, sejam eles opacos ou transparentes.
- Ruído visual: Interferência, distorção, esta em um lugar não esperado chamando atenção.
- Harmonia: Ordem e regularidade.
- Desarmonia: Desordem e irregularidade.
- Equilíbrio: Peso, direção.
- Simetria: Correspondência em tamanho, forma ou arranjo de partes em lados opostos.
- Assimetria: Diferença em tamanho, forma ou arranjo de partes em lados opostos.
- Contraste: Algo diferente, único, que chama a atenção de uma ou mais coisas.

* Signo: Representação de elementos que sejam ligação entre imagem e significado, formando uma triconomia de; Objeto, Represeutameu e Interprete.

Exemplo:  Interprete (pessoa), represeutameu (quem sente fome), signo (comida), objeto (sanduiche).

* Ícone: Representa o signo por semelhança.
* Índice: Pistas.

Exemplo: Simbolo (Maçã mordida), Ícone (Branca de Neve) / Simbolo (Nuvem escura). Índice (Chuva).

* Signos por convenções:

Exemplo: Simbolo (Preto), Objeto (Morte) / Simbolo (Branco), Objeto (Paz).

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