quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Desabafo de um blogueiro, uma pessoa comum como você.

Eu, Reberth Fiorezzo me sinto muito grato com a vida por ser uma dessas pessoas que não enxerga a moda como futilidade, e sim como uma industria gigantesca que emprega milhões de pessoas no mundo todo, como uma área de trabalho que abraça as pessoas, que transmite o que elas sentem, que deixa externo o que há de melhor dentro delas, que a moda é uma maneira de fazer alguém se sentir feliz. Uma grande percepção deste pensamento que tenho se dá aos meus primeiros trabalhos de consultoria de imagem, por que você percebe uma melhora pessoal, uma recarga na alto estima muito grande dentro de um cliente depois que ele se encontra e transmite isso.


É gratificante para mim escrever sobre moda e "trocar figurinhas" sobre o assunto com vocês, porque muita gente vem me dizer que tenho facilitado a vida delas nas escolhas de roupas, dando novas alternativas de produtos e preços, mas é um pouco estranho também, porque posso estar parecendo algum daqueles garotos que acham que a moda tem que ser ditatorial e que quem não se enquadra no guarda-roupa da estação está fora, que as marcas é que são importantes, mas não, o que faço aqui é dar novas alternativas, ensinar as pessoas a arriscarem um pouco e ver que podem se sentir melhores consigo mesmas usando as peças "certas" independente de marca, de preço e o corpo que tenham. 

A verdade é que estou cercado de gente muito criativa, que respeita muito as diferenças das pessoas e que fazem deste trabalho de designer,  de consultor de imagem, enfim, de todas as áreas da moda, muito mais do que um trabalho, mas também como uma filosofia de vida, se sentem úteis assim, por estarem melhorando a vida das pessoas; O que seria dos seus pés sem um sapato? O que seria de você no frio sem um casaco? O que seria de você se tivesse que usar algo que não te agrada e não traduz quem você é? 

Foi trabalhando com moda, assim que eu comecei lá atrás, há uns três anos, dentro do Casulo Moda Coletiva que aprendi que na vida nada cai do céu, que se queremos alguma coisa, temos que arriscar e tomar frente. Muitos de vocês são jovens assim como eu, estudantes de moda, consumidores e que não podem ficar gastando milhões em uma peça só para ostentar a etiqueta. É complicado por que o meio do marketing, muito mais do que o da moda impõe padrões esmagadores sobre nós, que ser bonito é estar magro para poder estar dentro de uma determinada roupa ''x'', que é preciso tomar champanhe em lançamentos e falar de marcas com preços altíssimos em um blog para ser bem sucedido. Mas estou aqui contra essa maré toda para mostrar que você pode se vestir bem com o corpo que você tem, comprando roupas que você tenha a condição de pagar.

Eu reconheço que há muito para eu fazer ainda, que tem um longo caminho pela frente até eu chegar de fato onde quero. É difícil, por que  muita gente espera que nós, os profissionais da moda sejamos um pouco intocáveis, blasés, mas só estou aqui, porque dentro da moda nós aprendemos a ver o outro como igual, entender as diferenças e necessidades de cada um, para só então suprir as suas necessidades com o que fazemos. Eu sempre vou ser aquele que vai sorrir e te cumprimentar  dentro de uma Fashion Week, falar sobre minhas vontades caso elas sejam questionadas, que não vai virar a cara ou agir com estrelismo, porque acredito que o crescimento pessoal e profissional é muito maior quando você não se sente em um degrau mais alto que os demais e se abre para trocar experiências.

Eu espero que o que escrevo aqui inspire vocês que estão me acompanhando e são meus leitores, que querem trabalhar com moda, que já estudam ou querem estudar moda, tanto quanto me inspira e me incentiva. Essa é uma industria complexa, complicada, fechada, cheia de gente que pensa diferente de mim e que impõe, se sente maior, tem o estrelismo ali presente e super valoriza preços, marcas, padrões de beleza. Eu sei que há bastante garoto lendo isso aqui que se sente pressionado por um grupo de pessoas "fashion afetadas" a usar um look que é o mais aceito em vez de sair vestindo o que quer e melhor lhe expressa, sendo vitima da visão superficial dos outros.  A verdade nua e crua, é que você fica muito mais bonito, fica muito mais atraente quando você está bem consigo mesmo e transparece isso.

Quando eu era criança eu fui criticado por ser gordinho, na minha pré-adolescência eu fui criticado por não me vestir como todo mundo se vestia, depois um pouco mais velho por não usar as marcas mais caras, foi doloroso, injusto. Muitas vezes as menores criticas te afetam e te fazem se sentir inferiores, mas a moda me ensinou o oposto, que todos tem diferenças, consomem produtos diferentes, se sentem felizes de maneiras diferentes, e dali então eu não me abati mais. Estou ciente que tem gente que vai ler isso aqui e pensar ''oh meu Deus, esse Fiorezzo não vai chegar em lugar nenhum pensando assim'', mas eu não me importo, por que sei o que definirá o meu sucesso, será o meu trabalho sendo bem feito, e não uma ação qualquer que possa fazer os outros se sentirem menores do que são.

Eu estou aqui por que sei que são pessoas normais que leem as coisas que eu escrevo, pessoas como eu, e é isso que me mantem aqui todos os dias. Se você reconhece que muita coisa do que eu escrevi aqui faz sentido, comece por você, e não julgue os outros que estão em sua volta, isso é tão fácil, você se sentirá tão mais leve, e por último, isso faz com que ninguém se sinta pior do que você. Eu sofri por anos por ser diferente do que queriam, e estou compartilhando isso com vocês, para que entendam que vocês não precisam ser o que querem que vocês sejam, devem ser o que são, o que vocês desejam ser e não os outros, porque era o tipo de coisa que eu precisava ouvir naquela época. 

A sua beleza esta na sua alegria, não adianta você estar com a roupa mais cara e com o coração calejado, vista o que te faz feliz e seja feliz sendo você mesmo. Esta é uma percepção que talvez você já tenha dentro de você, mas que talvez precisasse ser encorajada. Eu só estou aqui para falar como eu me sinto no meio disso tudo, como a moda tem me feito um ser humano melhor, e o quanto me alegra e me gratifica o apoio de vocês, meus leitores, consumidores comuns, pessoas como eu. Um super beijo do loiro Fiorezzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário