1910 á 1918: A mulher passou a trabalhar com a Primeira Guerra Mundial, o espartilho sai de cena, as saias encurtam neste período. O estilista Paul Poiret era quem estava em alta neste período - Surge o sutiã.
1920 conhecido como Anos Loucos: A maquiagem feminina se destaca com a pele branca, a boca vermelha, olhos bem marcados e sobrancelhas muito finas (tiradas e pintadas a lápis). As panturrilhas das mulheres ficavam a mostra, o salto diminui de tamanho, os vestidos de franjas se tornam populares assim como os turbantes.
1930 á 1945: Nas vestes femininas passam a se usar mangas borboletas, vestidos largos de cintura baixa. Tanto para as mulheres quanto para os homens os ombros eram exageradamente aumentados pelo uso de ombreiras.A estilista Coco Chanel foi a principal responsável por esta mudança no guarda-roupas das mulheres - As mulheres passaram a usar Tailleur.
1950: Com o fim da Guerra, a feminilidade da mulher é resgatada, com cinturas bem marcadas, saias com camadas de tecido dando uma silhueta em "A", vestidos longos, rendas, costas abertas e muito brilho. As vestes femininas eram ornamentados com acessórios luxosos como luvas, chapéus grandes, joias, saltos e pele de animais. O estilista Christian Dior estava em alta nesta época.
1960: A juventude influenciada pelo idealismo da liberdade começou a se opor a sociedade dando fim á moda única. A moda a partir dai passou a ter varias propostas, e a forma de se vestir ficou ligada ao comportamento. Os homens usavam calças jeans, t-shirts e jaquetas de couro. - Surge o movimento Hippie e parcela da juventude abraça o visual.
1970: Com o enfraquecimento do movimento Hippie, se dá a abertura da Era Disco, as roupas são caracterizadas por calças de boca de sino, o uso de muito brilho, paetê e tecidos de cores vibrantes. Este foi o ano em que a juventude rompeu as barreiras entre masculino e feminino, e que o jeans se tornou uma peça unissex.
1980: A moda é totalmente ambígua nesta época, temos nos anos 80 o uso das estampas de oncinha, tecidos com cores cítricas ombros largos, pernas longas, cortes de cabelo assimétricos, tailleurs usados com roupas de moletom e cotton-lycra.
1990: A moda passa a ser feita para diferentes tipos de consumidores e ocasiões. Entretato o Grunge influenciou a moda dos adolescentes do sexo masculino com seu estilo despojado de calças e bermudões largos e camisas xadrez. Britney Spears foi a responsável por tornar popular a imagem das adolescentes do sexo feminino desta época, usavam calças jeans muito justas de cós-baixo, baby-look um pouco curta, piercing no umbigo, e o cabelo descolorido e repicado com um aspecto selvagem.
2000: A moda é protagonizada pela globalização, aderindo tecidos de alta performance, que absorvem suor, mudam de cor e refletem a luz. As possibilidades da moda tornam-se infinitas e cabe a cada um escolher o que mais combina com o seu perfil. O jovem é quem passa a consolidar os novos conceitos e tendencias dentro da moda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário