quinta-feira, 4 de abril de 2013

História da moda: Pré História á Idade Contemporânea.


PRÉ HISTÓRIA

Paleolitico: Com a variação climática o homem precisou se agasalhar e se proteger do frio, assim fez a primeira veste com pele de animais, o homem nesta época era irracional. - Surge a primeira cava.

Neolítico: O homem deixa de ser nômade, se torna um ser racional e desenvolve algumas tecnologias como a tecelagem. - Surge a sandália de couro.     


ANTIGUIDADE

Mesopotâmia: Os mesopotâmicos já desenvolviam bem a tecelagem, e se vestiam com um tecido em formato de retângulo sobre o corpo, preso com um nó em uma forma primitiva de saia (calasires), não havia o tingimento de tecidos, mas eram decorados com bastante bordado.

Egito: Surge o linho branco alvejado, o tecido era drapeado ou preguiado sobre o corpo para dar um caimento bonito e uma silhueta elegante. O linho era usado somente pelos nobres, a plebe usava algodão.

Roma e Grécia: Surgimento do Moulage e o tingimento de tecidos. Os homens usavam toga, esta veste era proibida para as mulheres respeitadas por ser curta demais. As togas, togatas e toguetes femininas eram veste de mulheres infiéis, desonradas e meretrizes. As mulheres cobriam as pernas até o nível da canela. - Surge as sandálias gladiadoras.


IDADE MÉDIA

As túnicas soltas foram substituídas por roupas ajustadas ao corpo. As mulheres começaram a usar vestidos compridos, porém justos no busto, véus e panos para cobrir a parte de trás do pescoço. Os homens vestiam calções soltos debaixo da túnica e capuzes com pontas compridas na cabeça. A igreja interviu nas vestes da população, fazendo com que elas se assemelhassem com as vestes da sabatina, largas e compridas.

Renascimento: Teve como tendência nas mulheres as formas volumosas e tecidos pesados. Já o que os homens vestiam eram gibões e leggins que marcavam o corpo. Os sapatos de salto alto e bico muito fino eram unissex.

Barroco: As vestes são ornamentadas com o uso de cores escuras e brocado de rendas e seda. As mulheres tinham as ancas alargadas com armações de ferro (Parniê), peitos abertos com um corte quadrangular sobre a peça do busto, e tinham os cabelos armados para cima em um penteado que tinha como suporte um arame. Os homens usavam um casaco aberto com mangas dobradas, o casaco era largo e ornamentado com bordados e fitas. Uma camisa onde nos punhos tinham-se rendas, e o colarinho com correntes. As calças atingiam os joelhos e eram usadas em combinação com uma meia calça de seda branca.

Rococó: As vestes eram elegantes e refinadas com enfeites caprichosos e extravagantes, houve o uso de muita renda, lacinhos, flores, chapéus, luvas e tecidos tingidos em candy-colors. As perucas brancas, a gola ruffo branca, o pó de arroz no rosto e as bochechas rosadas para homens e mulheres marcaram esta época. - As mulheres tinham substituído o parniê por anquinhas.

Era Vitoriana: O uso de cores escuras, muito volume nas vestes e detalhes sutis entram em ascenção entre as mulheres, com a rainha Vitória no poder (estilo gótico). - Surge o primeiro estilista da história, Charles Frederic Worth.


IDADE CONTEMPORÂNEA

Belle Époque: Passou a valorizar ao extremo a cintura fina entre as mulheres com o uso do espartilho, os vestidos eram compridos e decorados com renda. Nesta época mulher era vista como o reflexo do poder que tinha o seu marido. A moda masculina era embasada na funcionalidade e praticidade, usavam-se luvas, conjunto de fraque, e uma cartola. O estilista Paul Poiret estava em alta nesta época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário