terça-feira, 1 de março de 2022

O Chef David Valdez Faria comanda o impecável Ajê Bistrô Bar

Bom dia amados do Fiorezzo, hoje eu venho trazer uma mega informação para quem quer conhecer boa culinária e ambientação aconchegante em Belo Horizonte. Vim indicar um ótimo bistrô que fica no bairro Santa Tereza e que conta com um espaço super interessante, pois mistura com excelência a gastronomia com um cardápio verdadeiramente inovador, exposição de arte, e música. Lá você tem mais do que bom consumo, você tem A experiência. 

O Ajê Bistrô Bar tem em sua concepção o ideal de servir pratos e receitas clássicas, com ênfase em temas pré estabelecidos para seus Menus. Os menus temáticos já abordaram a era “Vitoriana”, “As Mil e Uma Noites”, sempre com pratos minuciosamente detalhados, que obtiveram sucesso entre os clientes. Para quem prefere comer em casa eles também fazem o serviço delivery e o cliente pode montar o seu menu com as opções de entradas, sopas, pratos e sobremesas. Junto com a comida, ele recebe um material contando a história de cada receita e fotos mostrando a apresentação sugerida, na intenção de fazer com que o cliente entre no clima do restaurante mesmo dentro de casa.

O nome do bistrô bar, de acordo com o proprietário Chef David Valdez Faria, veio de suas crenças espirituais, onde a entidade Ajê Saluga é ligada à prosperidade, harmonia e criatividade na mitologia iourubá e, como sua irmã Iemanjá, veio do mar. Por isso há várias conchinhas espalhadas pelo espaço. O Ajê é a realização de um sonho de David Faria, que apesar de ser advogado criminal por formação, tem como uma de suas paixões, a gastronomia. 

“Sempre imaginei ter um local, aonde pudesse unir minhas paixões, arte, antiguidades, gastronomia e minhas experiências pessoais adquiridas em minhas viagens. Assim surgiu o Ajê”, comenta ele. Segundo ele, “o local não poderia ser outro. Conheci o Santa Tereza, pesquisando a imigração italiana em Belo Horizonte para uma matéria na revista Brazilian Times, onde sou colunista. Vom o cônsul da Itália obtive informações sobre o bairro e vim visita-lo. Não tive dúvida de que com tanta história e ares interioranos seria o lugar ideal para o meu sonho. Encontrei um imóvel, restauramos e inauguramos pouco antes da pandemia”.

No início, David comenta que “a grande massa de clientes vinha de outras regiões, mas hoje, um número considerável de pessoas do bairro são nossos frequentadores assíduos e, além de clientes, se tornaram amigos”. Colecionador de obras de arte, David vê a criação do menu como a arte de criar pratos com o máximo das sensações, sabores, cores, textura, além da apresentação criativa, em que se come com os olhos. Um diferencial do chef David é que na reprodução de uma receita clássica, além da fidelidade aos ingredientes originais, ele conta a sua história e nos menus temáticos são complementados com danças, música, pinturas de artistas plásticos mineiros relacionados ao tema abordado.

“O Ajê é a arte em todos os sentidos e por isso o nosso slogan, “Somos mais que um bistrô, um estilo”, pois buscamos ter pessoalidade, atenção, amor, cuidados nos pratos oferecidos e no atendimento”, assim ele define o espaço. David lembra que “comecei a encarar a gastronomia profissionalmente com a abertura do Ajê Bistrô com dois sócios, que hoje não fazem mais parte da história da casa. Então de repente me vi à frente de cuidar sozinho da cozinha, que se tornou um caso de amor e me estimulou a continuar com o estabelecimento e torná-lo destaque”.

Apesar do pouco tempo atuando profissionalmente, David, participou em São Paulo de um concurso de criação de pratos com ingredientes brasileiros e recebeu como premiação cursos na escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, nas unidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Paris. Ele também recebeu a indicação de chef revelação no concurso Encontro Gastrô – O Melhor de BH 2021.

FAIXA DE PREÇO: R$ 103 - R$ 310 | COZINHAS: Internacional | REFEIÇÕES: Almoço, Jantar e Drinks | Reservas e pedidos de Delivery pelo telefone: 31 99439-1831

Horário de funcionamento:

Das 18 as 22 de quinta a sexta (presencial e delivery)

Das 12 as 1h sábado (presencial e delivery)

Das 12 16h domingo das 12 as 16 (delivery)

Endereço: R. Dores do Indaiá, 96 - Santa Tereza, Belo Horizonte - MG, 31010-3604

Instagram do estabelecimento: @ajebistrobar

Nenhum comentário:

Postar um comentário