Uma pesquisa publicada na revista científica Biology Letters, analisou os efeitos que a cor da roupa tem sobre a percepção da personalidade de uma pessoa.
100 voluntários (50 homens e 50 mulheres) foram convidados a opinar sobre fotos de homens usando camisetas cinzas, azuis e vermelhas. As fotos eram as mesmas, apenas a cor da blusa que era alterada digitalmente.
Após ver as imagens, os participantes tinham de classificar o estado emocional do homem de cada foto. Na imagem em que as roupas eram vermelhas, os termos mais citados, tanto por homens quanto mulheres, foram “raivoso” e “assustador”. Já na hora de qualificar o estado emocional dos homens de azul ou cinza, os termos usados pelos voluntários foram “feliz” ou “neutro”.
No quesito agressividade, não houve houve diferença de percepção entre o homem que usava azul e cinza – nem entre homens, nem entre mulheres.
Porém, na hora de classificar o grau de “dominação” que o modelo da foto passava, os homens achavam que os que usavam vermelho eram mais dominantes que os vestiam azul ou cinza.
Para as mulheres, a cor da camiseta não fez tanta diferença.
A antropóloga Diana Wiedemann, co-responsável pelo estudo, disse que as diferenças entre os participantes masculinos e femininos podem ser um exemplo de como as percepções são moldadas socialmente.
Fonte: BBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário