domingo, 14 de novembro de 2021

Conheça a Sânia Fagundes; Ilustradora, Escritora e Artista Plástica.

Sânia Fagundes é artista desde criança, apaixonada pelo ilustrador de sucesso Mauricio de Souza, ela sempre fez ilustrações. ainda menina os lápis e canetas de desenhar e colorir eram seus companheiros em suas retratações e criações lúdicas, o desenho era seu passa tempo preferido. Já adulta a ilustração se tornou um dos trabalhos de Sânia Fagundes, e com seu trabalho a artista foi notada nas redes sociais por grandes marcas de materiais para desenho, como a Bic, Posca e Faber Castell. Em uma conversa intimista e rápida que tivemos na casa dela, ela disse; "Desenhar para mim é parte da minha vida, eu amo canetas, lápis e papéis que vão me trazer diferentes resultados, as vezes desenho de maneira intuitiva com o que meu coração sente, as vezes eu preciso transpor a ideia de uma outra pessoa através de encomendas, independente de como é o desenho, o ato de desenhar é algo que está presente na minha vida semanalmente, realmente não há uma única semana que eu não faça pelo menos um desenho. Não há dúvidas dentro de mim que eu amo o que faço e faço por amor. Então, se eu fico muito tempo sem desenhar, esse é um dos momentos que me atento em me olhar com mais carinho, para entender o que está havendo de errado comigo!"

Um destes momentos em que Sânia teve que olhar para si, talvez um dos mais difíceis em sua vida, também se transformou em arte, dando vida para o livro escrito por ela, chamado "Sr. Coelho", que fala de forma lúdica e metafórica sobre conflitos internos e uma fase depressiva, pela qual ela passou. "A criação desse livro fala muito sobre mim, e trabalhar nele me tirou de um lugar muito cinza na vida, essa história veio para ressignificar esse momento, pois hoje a publicação do livro é sinônimo de sucesso dentro do meu peito. Todos os exemplares físicos foram vendidos, então tive que vende-lo também digitalmente através do meu site. As pessoas sempre me mandam mensagens dizendo que gostaram da história, e isso mais do que me alegra, me preenche." - Ela comentou comigo.

O livro "Sr. Coelho" conta a história de um adorável coelhinho da páscoa que sofre esgotamento devido às grandes demandas de trabalho durante a pandemia. O projeto é um conto ilustrado com, mais ou menos, vinte páginas, que foi lançado de forma independente e oficialmente disponibilizado no dia 11 de junho de 2021, com as ilustrações de Nami Viana, na Feira dos Quadrinhos da Casa dos Quadrinhos, que contou com a participação de diversos outros artistas independentes. 

Outro talento de Sânia Fagundes é a pintura, como antecipei no titulo da matéria, ela além de Ilustradora, Escritora, ela é também Artista Plástica, e cria quadros onde transpõe algumas de suas ilustrações, e mostra sua versatilidade com a criação de artes abstratas, unindo técnicas e criando poesias visuais através de formas, contrates de cores e texturas que abrilhantam os olhos do observador. "Na maioria das vezes eu não sigo roteiros nas criações das minhas telas, o inesperado é que vai me mostrando quais formas e quais cores eu vou usar até chegar ao resultado final delas", ela me contou entusiasmada enquanto mostrava alguns de seus quadros ainda não finalizados em um ateliê de criação localizado na Savassi, aqui em Belo Horizonte. Sobre o que ela deseja transmitir com seus quadros ela me disse; "Eu gosto de gerar a curiosidade dentro das pessoas, e uma atmosfera visual onde elas possam se imaginar dentro."

Conversando com ela, pude saber que na pintura umas de suas grandes inspirações são; Gustavo Klint, Van Gogh e Eduardo Vieira, assim como algumas novidades que ela está preparando para o começo do próximo ano. Estou falando da produção de suas novas telas que segue a todo vapor, mas não só isso, temos a produção de uma série de garrafas pintadas que está em andamento, um novo livro que está sendo escrito por ela, a participação de uma de suas obras em uma exposição que irá trazer ovos de avestruz pintados, e a intenção de ministrar aulas particulares e workshops de desenho em Belo Horizonte - Minas Gerais. 

Para ver mais sobre o trabalho de Sânia Fagundes e entrar em contato com ela, acesse o Instagram: @saniafagundesoficial, navegue pelo site: www.saniafagundes.com.br, ou fale com ela via e-mail: saniaaraujofagundes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário