sexta-feira, 30 de abril de 2021

Atente-se em dar e receber na mesma proporção pra não investir em algo sozinho!

Todo relacionamento é baseado num equilíbrio entre as partes, e parte desse equilíbrio é gerado pela dinâmica do “dar e receber”, algumas vezes é possível ter este equilíbrio de forma harmônica, mas a vida está cheia de exemplos desequilibrados, pessoas com feridas a serem curadas, com marcas que talvez nunca serão apagadas, pois deram o seu melhor em uma relação cheia de desbalanços e descompensações, pessoas que passaram uma fase de suas vidas se machucando "abraçando cactus".

Esse é o caso de algumas (muitas) pessoas que acabam oferecendo mais do que podem dar, ou do que seria justo dar em um relacionamento. Infelizmente temos muitas pessoas se relacionando com outros caras (ou minas) que ficam do outro lado esperando tudo, querendo apenas receber, sem dar nada em troca. Se você está em um namoro onde escreve diversas cartas para o seu companheiro e nunca recebeu UM bilhete se quer escrito por ele, se você rotineiramente atravessa uma cidade para vê-lo e ele nunca fez o mesmo esforço por você, se você sente o maior orgulho do mundo em sempre mostrá-lo para as pessoas e sente que ele quase nunca ou nunca posta nada com você, se você curte e comenta todas as publicações dele e ele meio que ignora as suas enquanto dá biscoito para outros na Internet, se você compra presentes (por mais simples que sejam) para ele e nunca ganhou UM bombonzinho, uma florzinha arrancada na rua que seja, se você leu o TCC inteiro dele e ele nunca deu moral para um vídeo seu postado no YouTube, ou um documentário de um artista que você curte... Se você o vê como alguém para estar do seu lado por uma vida e ele demonstra que te quer por uma fase, por momentos, está passando da hora de você assumir para si mesmo que você está fazendo papel de besta  por estar em um relacionamento onde você só dá e nada recebe.

Ninguém entrega tudo de si de bandeja e de graça. Incialmente quem dá muito é porque recebeu em algum momento, mas não se deu conta quando depois de já ter sido conquistado a outra parte foi deixando de dar e passou só a receber. Vamos usar uma metáfora que eu acho ótima, inspirada em um vídeo que eu assisti da @supervulgar no Instagram, usando dinheiro para explicar como essa manipulação é feita:

Você conhece um cara, você e ele estão juntos investindo em uma viagem para uma cidade chamada Namoro, ele dá 100 reais logo de cara, você fica animado e também dá mais 100 reais no primeiro mês, no segundo mês ele dá mais 100 reais e você mais 100, no terceiro mês ele dá 50 reais, você sente falta dos outros 50 reais que faltam, mas acaba dando 100, igual das outras vezes, afinal de contas, ele quer fazer essa viagem com você, você já gosta dele, vai ser massa, porque não? Mas no quarto mês ele dá só 20 reais, você sente falta dos 80 reais que faltam, mas em prol da viagem ao lado do cara que você gosta, você acaba dando 100 novamente. A outra pessoa já sabe que todo mês, independente do quanto ela irá dar, você irá continuar dando o mesmo valor. Quando você já deu tudo o que podia, na grande maior parte dos relacionamentos que são construídos assim, o cara pega toda a grana que estava investindo em você, que muitas vezes era baixíssima depois de um tempo, cancela a viagem, te deixa no meio do caminho e coloca 100 reais na mão de outro, planeja uma outra viagem, sem você, repetindo esse mesmo jogo baixo de conquista com essa nova pessoa que ele conheceu. Nessa altura do campeonato, onde você estará com com o seu cofrinho vazio, e sentindo falta do pouco que era lhe dado, ele estará fazendo o mesmo drama de boy machucado que usou para te conquistar, o mesmo charme de cara que é pra ter do lado pro resto da vida, pagando de gente boa, o boy maneiro e desconstruído, tocando violão e cantando as mesmas músicas que que ele usou pra te impressionar... Mas dessa vez o conto de fadas fake que ele tem para oferecer já não vai ser para você.

Essa grana da metáfora que passa a faltar na relação, pode ser interpretada como um bom dia que é deixado de ser dito no WhatsApp toda manhã, pode ser a conta de um rolê que ele nunca mais paga pra você, pode ser uma necessidade de estar perto de ti toda semana que não é demonstrada, pode ser a falta dele te incluir nos planos futuros dele como fazia antes, a falta de elogios que antes ele sempre fazia nas suas fotos antes de te conquistar... Pode ser tanta coisa que você vai deixando de lado, vai sentindo falta e deixando quieto, aceitando o pouco que esta sendo lhe dado, que nem percebe que você está amando alto quem te dá só o resto, só porque em algum momento ele te tratou como se te amasse. Então é de extrema importância se atentar em dar e receber na MESMA proporção em uma relação, para que você não termine sozinho, arrancando de você mesmo os espinhos que estão sobre seu corpo por ter abraçado alguém que mais te machucou do que somou para a sua felicidade. A gente tem que ser mais racional e menos emocionado, até no amor, principalmente no amor, para não cair na latada de investir em uma relação que deveria ser feita por dois, sozinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário