segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Looks monocromáticos masculino para entender e inspirar

Mono: vem do grego “mónos”e exprime a noção de um, um só, unidade. Sinônimo de “uni”, outro prefixo que vem do latim. Cromático: relativo às cores. Que decompõe e dispersa as cores. Que procede por meio de semitons. Uma cor só! É isso que significa monocromático. Cor não é o mesmo que tom. Uma única cor pode ter variação de tonalidade com harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto. Este é o conceito. Portanto, monocromia também é tom sobre tom. Então quer dizer que se eu usar uma calça azul com um tom claro (adição de branco) com uma camiseta azul escura (adição de preto) eu tenho um look monocromático? Sim! Mas no contexto da moda é um pouco diferente.

Monocromático é uma cor só e ainda é versátil. No contexto da moda o monocromático ficou marcado como uma cor e no máximo uma variação pequena de tom, o que podemos chamar de monocromático de baixo contraste. Mas e o médio e alto contraste? Nestes casos, poucos arriscam afirmar por conta da grande quantidade de preto ou de branco que contrastam demais. Ai que surge o tom sobre tom.

Se pegarmos uma única paleta conseguimos visualizar diversos tons de uma única cor e entender. Veja:


As roupas monocromáticas então podem ter uma variação muito grande de combinação de tons além de um único, isso sem falar na quantidade de cores existentes além da adição de algumas peças de roupas neutras. Isso não vai desmontar sua produção monocromática.

Monocromático é versátil, é ousado.

Monocromático não é básico
Versátil, ousado e mesmo com peças tradicionais como calça e camiseta ele foge do básico. Foge pois demonstra personalidade e conhecimento de cor. Até mesmo um conjunto não é básico. Ele foi criado por um designer que sabia o que estava fazendo.

A harmonia dos tons se dá de forma natural. Fomos criados para perceber sensivelmente a claridade e obscuridade do ambiente, a percepção de luz. Assim que enxergamos.


O que remete?
Usar roupas monocromáticas remete a elegância. A sensação que dá é que você está com uma peça só ou um conjunto, mas por mais que o efeito visual seja satisfatório para alguns por conta da harmonia, para outros pode parecer estranho por ser monótono. O interessante do monocromático é que ele não vai te dar um misto de sensações. Uma única cor, de acordo com a psicologia das cores, vai te trazer as sensações daquela cor.

Looks para inspirar
Se você é da galera que curte monocromático, ótimo! Se você acha que está dentro do seu estilo mas ainda não está convencido de que o monocromático é uma ótima pedida por conta da monotonia, tente ousar com o tom sobre tom. Já expliquei um pouco no post “Como combinar cores de roupas“. Misto de texturas e padronagens vai mostrar que você é expert no assunto. Ao invés de usar tudo liso de algodão ou outros tecidos básicos, abuse em um casaco mais pesado como uma jaqueta de couro por exemplo ou uma camisa jeans (nas devidas cores para o look monocromático).

O que usar como calçado? Combinando com tudo dentro da combinação de cores, porém para quem tem medo de arriscar vai de neutro mesmo. Já falei dos tênis monocromáticos também e isso pode te ajudar.







É simples! Com prática e sensibilidade você consegue criar produções incríveis. Com o tempo você vai aprendendo.

Dica: tem uma peça de roupa e quer combinar de forma monocromática? Pesquisa na internet: “palette monochromatic + o nome da cor em inglês”. Outra dica é comprar ou ter sempre à vista um círculo monocromático. Tem um aplicativo muito legal que ajuda também que chama: “Collor assist free”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário