quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Antes e Depois do Ajuste Das Roupas no Alfaiate

O site Articles of Style publicou um excelente artigo mostrando as vantagens de ter um alfaiate para atualizar e ajustar aquelas peças que estão com caimento datado, lacearam (algo comum nas malhas) ou foram compradas em brechós e custaram pouco, portanto valem o investimento adicional.


Praticamente toda peça pode ser ajustada, mas sempre é mais fácil lidar com sobra de tecido do que com a falta dele, então uma roupa larga pode ser ajustada com uma certa facilidade, já a roupa justa deve contar com uma reserva de tecido que permita alterações.

Veja abaixo como foi tratado cada caso:

Terno/Costume depois do alfaiate


Aquele terno que você ganhou do seu tio não precisa ficar encalhado em um canto escuro do guarda roupas, com alguns ajustes ele pode voltar a ser usável!


Os problemas:
  • Paletó largo;
  • Calça larga;
  • Barras longas acumulando sobre os sapatos;
  • Ombreiras baixas.

Resultado:
Com as peças ajustadas ao corpo do rapaz podemos notar um alongamento da silhueta, além disso o traje que parecia barato agora nos sugere algo de melhor qualidade. Não ficou perfeito, mas melhorou 200%!
…….

Camisa e calça jeans vintage


Essa camisa xadrez e esse jeans estão em boas condições a despeito de sua idade, mas o caimento está pra lá de datado, ambas as peças gritam “anos 90”.


Os problemas:
  • A camisa está muito longa e larga;
  • As mangas estão muito largas;
  • O jeans está com muita sobra;
  • As barras necessitam de ajustes.

O resultado:
A camisa ficou mais acertada ao corpo, tornando-se mais elegante, além disso não está mais tão comprida, logo não encurta mais as pernas, efeito antes acentuado pelo jeans largo que agora está com um corte moderno, não perfeito (note um pouco de sobra na altura da coxa) mas dá para usar tranquilamente.

…….

Casaco herdado do pai


Quem não tem dó de deixar encostado ou ter que se desfazer de um casaco que está com caimento antiquado? Na verdade isso não é necessário, um bom alfaiate pode acertar a peça e atualizar se corte, principalmente se houver excesso de tecido.


Os problemas:
  • Excesso nos ombros;
  • Mangas largas e longas demais;
  • Muito largo na região da cintura.

Com os ajustes feitos esse casaco parece uma peça de coleção recente! Os ajustes nos ombros e nas mangas deram um ar atual a peça, assim como a correção feita no dorso que a deixou mais rente sem ficar apertada.

…….

Sweater alargado


Sweaters de tricô estão entre as peças mais problemáticas, pois muitos deles acabam se alargando com o uso e te fazendo ficar com cara de vovô. Antes de se livrar do seu consulte um alfaiate, talvez ele consiga salvar seu tricô do coração.


Os problemas:
  • Ombros caídos;
  • Mangas muito longas e largas;
  • Dorso longo e largo demais.

Essa peça parece ter dado trabalho! O ajuste do comprimento ficou perfeito e pela foto é bem difícil notar que houve algum tipo de conserto feito por alfaiate, parece uma malha nova em folha!
…….
Nota do autor
Este tipo de exemplo serve para mostrar que muito do que consideramos roupas velhas pode ganhar sobrevida. Eu diria que conhecer um bom alfaiate hoje é tão importante quanto ter o telefone de um bom mecânico, já que certas atividades necessitam de ajuda profissional, por mais que você tente fazer o trabalho por si só. Eu sei pregar botões e costurar um pequeno furo em uma blusa, mas nem penso duas vezes quando acho que uma roupa precisa de ajustes, mando direto para o “cara”. ; )

Nenhum comentário:

Postar um comentário