terça-feira, 24 de março de 2015

Aprenda combinar a tríade primária das cores!

As cores azul, vermelho e amarelo são chamadas de primárias, pois não são resultado de nenhuma mistura e é a partir delas que se originam todas as outras cores. Combiná-las até que não é difícil, elas "conversam" bem entre si.



Antes de qualquer coisa é importante explicar que harmonia entre 3 cores pode ser chamada de coordenação triática, mas neste caso não observemos a interação apenas do RYB (red, yellow, blue), mas também um pouco da combinação do azul com vermelho, muito comum no vestuário masculino.


A tríade primária é muito fácil de ser encontrada em coleções de grifes como a Tommy Hilfiger que adota a temática preppy em suas criações. Algumas variações do estilo navy também fazem uso do amarelo ao invés do branco, ficando bem próximas do preppy. A grande sacada da combinação, é saber dosar na mistura das cores, ou utilizar variações do tom de uma delas para deixar a coordenação menos chamativa. Outra opção é o velho truque de usar cores fortes mescladas com tons neutros para que o impacto visual se torne mais aceitável. Nessas horas um terno cinza, uma calça em sarja caqui ou uma camisa branca fazem toda a diferença.

A combinação cai muito bem em acessórios como gravatas e cintos, principalmente em tona mais escuros de vermelho e azul, como mostra as combinações acima. O mesmo efeito pode ser conseguido em tênis, bolsas e pulseiras, como aquelas decoradas com o fecho de âncora.


Na imagem acima temos um exemplo de como usar as cores primárias sem exagero. O azul, sempre mais sóbrio, aparece em destaque no torso, o amarelo só marca alguns detalhes e faz com que o V chame atenção para o rosto e a gravata, a calça em sarja tem cor neutra agradável e o toque dos tênis vermelhos fecham o combo com maestria.


Este look nada mais é do que uma versão candy colors das cores primárias, pode ser uma combinação meio extravagante para alguns, mas mostra como trabalhar os tons em uma alternativa viável.

Última dica: A harmonia entre o vermelho, azul e amarelo pode dar resultados bem interessantes, mas procure dividir as proporções de maneira diferente, para que sempre uma das cores seja dominante (provavelmente  o azul) e as outras duas apareçam em pequenas quantidades ou apenas em detalhes, assim o resultado dificilmente falhará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário