domingo, 7 de abril de 2013

Saiba mais sobre: Felipe Vian.


Ele tem  21 anos, e faz aniversário neste mês, dia 29 de Abril, que por conhecidencia é o o dia internacional da dança. O ruivinho é taurino e esta solteiro.Nascido em Sorocaba cidade no interior de São Paulo, filho de Sônia Vian e Celso Vian, Felipe vem de uma família simples e tradicional do interior paulista. Começou seus estudos em dança no projeto “Núcleo de Dança” da cidade de Votorantim em 2003 onde esteve em contato com diversos profissionais da área da dança contemporânea, ballet clássico e teatro.
 
Também se profissionalizou no mesmo projeto onde se tornou professor de dança para crianças e adolescentes. "Desde criança eu já sabia que queria ser artista, sempre participei das atividades artísticas no colégio e também tinha as melhores notas nas aulas de filosofia." Entre os anos de 2008 á 2010 esteve desenvolvendo seus projetos como artista independente, criando vídeos artísticos para a internet, dando aulas em academias de dança no interior, e foi artista residente em diversos festivais em que apresentou uma série de performances no MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba).


Em 2011 participou do grupo Arsenale Della Danza idealizado por Ismael Ivo coreógrafo brasileiro na Itália, onde estudou com com Kenji Takagi bailarino da companhia de dança Pina Baush,  com Francesca Harper com a técnica Forsythe. Com  Marion Ballester trabalhou com o repertório da companhia Rosas de Anne Teresa de Keersmaeker, com Niels Robitzky realizou experiências de Hip Hop e  Funk Style e com Othella Dallas trabalhou com a técnica de Katherine Dunham.


Participou do espetáculo “Babilônia e o Terceiro Paraíso” de Ismael Ivo onde esteve em circulação com o espetáculo na região de Veneto na Itália e circuito SESC no BrasilEm 2011 e 2012 acompanhou o trabalho de Stefano Tomassini professor da história da dança na Itália e drama na Suíça na Columbia University em New York CityTambém em 2012 fez aulas no Baryshnikov Arts Center em New York City onde esteve em contato com a Trisha Brown Dance Company e Lloyd Newson da DV8 Physical TheatreNo mesmo ano criou o espetáculo “Catástrofe poesia para os olhos” onde dirigiu e atuou com artistas colaboradores.


Agora em  2013 se integra na Lia Rodrigues Companhia de Danças do Rio de Janeiro, um grupo de dança contemporânea importantíssimo no panorama da dança no Brasil.  "Estar nesta companhia é como se me dessem asas novas para voar cada vez mais alto". Algumas de suas inspirações são : Mathilde Monnier, Akram Khan, Rodrigo Pederneiras, Philip Decouflé, Pina Bausch, Boris Charmatz, La ribot, Henrique Rodovalho, Maguy Marin, Jirí Kylián, William Forsythe, Jérôme Bel, Lia Rodrigues, Sidi Larbi Cherkaoui, Sylvie Guillem, Wim Vandekeybus.

Também contribui com os trabalhos de seus amigos que estudam moda e fotografia na universidade. "Apesar da pouca idade fico super feliz em ter tido todas essas experiências maravilhosas em minha vida, alguns chamam de sorte, outros de talento, mais uma coisa é certa, tem muita coisa boa pela frente." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário