sexta-feira, 19 de maio de 2017

O ‘Oversized’ está com tudo, fique ligado!

A moda mais uma vez deu uma volta em torno do seu umbigo e já se cansou dos caimentos secos, cortes ajustados e das peças slim, bem como do skinny. Yeahhh, ela é uma das poucas ciências (se assim pode ser chamada) que a cada estação, coleção ou edição de fashion week por aí destrói o que construiu e reconstrói de outra forma. Funciona mais ou menos assim, hoje eu quero usar algo, mas amanhã eu quero tudo diferente e totalmente o oposto do que eu usava. Loucura total, não é mesmo?


Enfim, quem acompanha os desfiles internacionais já viu que o “over” é tendência mundial. Bom, para quem não tem nem ideia e quer mesmo saber como isso afetará nossa vestimenta, fique ligado.

Over nesse caso tem uma denotação de acima, a mais ou aquém, isto é, as peças estão extralargas, as barras aumentaram, os caimentos, embora perfeitos aos manequins, sobram. Sim, está sobrando “pano” sim, tanto nas barras quanto nas mangas. Calma, não é para doar, nem queimar todas suas calças skinnies ou camisetas e blusas justinhas não. Só é para prestar atenção que as peças virão com uma roupagem diferente (com o perdão do trocadilho).


Há estilistas brasileiros que já incorporaram essa tendência. No SPFW já estamos vendo vários desfiles apresentando essa tendência. O estilista Felipe Fanaia trouxe-nos ensaios cheios de peças com mangas sobrando e barras bem abaixo do que se espera para uma peça de corte comum. As mangas cobriam as mãos!


Atenção, oversized não é sinônimo de desleixo ou usar uma peça dois ou três números maior que aquela que ficaria perfeita no seu corpo. Preste atenção no ombro das camisetas ou blusas, eles ficam perfeitos. O cós da calça também está certinho na cintura. Portanto, embora a peça seja mais larga, ela se encaixa perfeitamente ao tamanho da pessoa. O aspecto largo só é notado na largura e no comprimento.

As calças são um revival das baggys do passado. Sim, aquelas que anos depois nós pensávamos que coisa horrível, como eu pude ter usado isso? Os ganchos são mais baixos e a largura das pernas estão enormes.


A tendência oversized é bem uma consequência do “normcore”, da onda “fitster” e da preocupação “comfy” (com o conforto) que ronda o mundo fashion nesse momento. Por isso, não só na moda esportiva, mas também na alfaiataria os cortes estão diferenciados e o oversized está predominando.

É óbvio que da noite para o dia você não vai mudar todo seu closet e usar tudo oversized, mesmo porque, como já dizia Mademoseille Coco Chanel, “A moda passa, o estilo fica”. Mas é fundamental saber e entender tudo isso para perceber que nas próximas temporadas e estações as coleções seguirão essa tendência meio que como se fosse um padrão.


Em breve as fast fashions e as grandes grifes apresentarão em suas lojas e araras, cortes, recortes e peças estruturadas dessa forma. Vamos preparando desde já a cabeça e dando espaço para essa nova tendência.

O que você acha disso? Fiquem ligados desde já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário