Quem sou?

Nasci no dia 10 de Setembro de 1992 na Maternidade de Maio em Goiânia, onde vivo até hoje. Sou filho de uma secretária pública, com o dono de uma distribuidora de revistas e dvds. Com raízes pregadas no interior de Goiás, nascido em Goiatuba, meu pai sempre se esforçou muito para que eu, minha mãe e minha única irmã que é quatro anos mais nova que eu, tivéssemos uma boa vida, e conseguiu. Minha criatividade nunca foi podada dentro de casa, nem mesmo quando eu tinha uns 2 anos de idade e saia rabiscando todas as paredes de onde morávamos com giz de cera, meus pais não se incomodavam, depois eles limpavam a sujeira ou pintavam as paredes novamente.  Eu tinha dois vizinhos que brincavam de desenhar nas paredes comigo e que tinham a mesma idade que eu, Thais e Tuluco, espero que eles ainda se lembrem de mim.


Me lembro também de ir ansioso para escola no ensino fundamental e desenhar com a minha caixinha de lápis de cor dentro da mochila, era uma escola pequena perto de casa, onde estudei até o fim do ensino fundamental (de 1995 á 2007), posso dizer com toda a certeza que ali eu fiz amigos que jamais serão esquecidos, mesmo com a falta de contato. Ao pensar nessa época eu me recordo do cheiro da lancheira, do cheiro da massinha, dos corais que fazíamos nos dias dos pais, no dia das mães... eu até fiz alguns solos e me sentia ''o'' vocalista.

O fato é que mesmo eu sendo tão pequeno, eu era elogiado por professores, amigos dos meus pais, familiares, e meus próprios amigos por desenhar tão bem com a idade que eu tinha, sem ter feito nenhum curso. Isso me fazia bem, me impulsionava a desenhar mais, e continuar mostrando meus desenhos para as pessoas. Eu não largava os lápis de cor e giz de cera nem mesmo nas férias, quando íamos todos para uma fazenda em Piracanjuba.


No ensino médio (de 2008 á 2010) eu customizava as minhas roupas, e com a internet eu fui me apaixonando por essa área de criação, de enxergar algo diferente em cima de uma modelagem comum, de ver bastidores e desfiles acontecendo no Youtube. Tenho duas avós que costuram, 3 tias avós que costuram, eu cresci nesse meio, acho que foi a junção disso tudo que contei até aqui, que me fez optar pela moda, a me apaixonar pela moda. Desde pequeno eu sabia o que eu gostava de fazer, mas foi no primeiro ano do colegial que percebi que aquilo deveria ser também o meu trabalho. Eu gostava tanto de criar roupas que passava todas as aulas desenhando, foi um problema na época, levei muita bronca dos meus professores de Física por isso.

Ao terminar o colegial, conheci Malu Crispim em uma palestra da Universidade Federal de Goiás sobre o curso de Design de Moda. De imediato houve uma grande identificação entre nós, pouco tempo depois, quando eu fiz 18 anos (em 2011), resolvemos eu e ela montar uma marca nossa,  com documento de microempreendedores, marca registrada e tudo mais, assim surgiu a Fioryzze Crispim, Fioryzze de Fiorezzo e Crispim por ser o sobrenome da Malu.


O primeiro lugar que me abriu as portas não só com esse projeto, mas no universo da moda em geral, foi o Casulo Moda Coletiva (um coletivo com vários designers de moda daqui de Goiânia e fora daqui também, na época localizado em um sobrado verde na rua 3 do centro de Goiânia), foi lá que aprendi boa parte das coisas que sei, truques de modelagem a olho nu com a Su Martins, a aproveitar melhor os materiais que se tem nas mãos com a Milleide Lopes, e planeijar bem as etapas de um trabalho com a Maiene Horbylon. Fiz parte do coletivo por pouco mais de um ano, conheci muita gente legal, talentosa e de garra, fiz meus primeiros desfiles e editoriais, e lancei coleções em candy color, estampas florais e outras cores bem fortes e vibrantes.

Com o tempo Malu Crispim e eu fomos amadurecendo, fomos nos encontrando melhor e desfizemos a sociedade, as rotinas diferentes não ajudaram também para que mativéssemos a marca em conjunto. Assim a Fioryzze Crispim deixou de existir. A partir dali (em 2012) eu fiz dois cursos  técnicos na área de modelagem, corte e costura, um feito na Casa da Pequena Costureira, que é uma espécie de fundação que dá formação profissional para pessoas carentes, onde minha avó materna é coordenadora, e o outro no SENAC da Vila Redenção. No SENAC da Vila Redenção fiz mais outros dois cursos técnicos no mesmo ano, com uma mesma professora, Inês Martins, uma mulher super alto astral, com um amor tremendo pelo que faz.


Estes cursos eram, Desenhista de Moda, onde aperfeiçoei meus traços e aprendi a harmonia das cores, história da moda, e até mesmo fazer vitrines, e o curso de Personal Stylist, onde aprendi que devemos respeitar as diferenças de gostos, e como trabalhar para o que o outro se sinta bem. Foi depois destes dois cursos (em 2013), que fiz minhas primeiras vitrines em uma galeria de lojas no Setor Marista, que dei minhas primeiras consultorias de imagem, que tomei frente de fazer este blog e que surgiu a oportunidade de estar na equipe de produção do figurino da Quasar Cia de Dança Contemporânea (a terceira maior do país), em um de seus espetáculos que carrega o nome ''Por 7 Vezes''.

No segundo semestre de 2013 entrei no curso superior de Design de Moda na faculdade Universo (Universidade Salgado de Oliveira), pouco tempo depois, no primeiro semestre de 2014, o blog que eu tinha feito no ano anterior, possuía leitores fieis e chamava a atenção de outros blogs, sites e vlogs voltados para a moda masculina, estes blogs passaram a falar do meu trabalho dentro da moda de forma geral com entrevistas e matérias. O reconhecimento adquirido fez com que eu conseguisse neste mesmo período me tornar o consultor de moda do estúdio de fotografias mais conceituado da cidade, o estúdio fotográfico Marcos Zapp, responsável por clicar a alta sociedade goianiense e oferecer eventos seletos em seu espaço.


Ainda em 2014, no segundo semestre, fiz um extenso workshop de desenho de moda, em Belo Horizonte - Minas Gerais, em uma das escolas de artes mais bem-conceituadas do país, a Maison, sobre a supervisão do renomado artista plástico, Glauco Moraes. Estive também trabalhando nos bastidores do lançamento de uma das coleções da marca Dzarm, em Goiânia, realizado no Shopping Bougainville, dentro do estúdio fotográfico Marcos Zapp, através de um desfile direcionado para os donos de várias multimarcas influentes do mercado goiano. Cobri eventos como o Vogue Fashion Nights Out, realizado no Shopping Flamboyant, com a presença de grandes nomes da moda, como Dudu Bertholini, Fábia Bercsek, João Pimenta, André Hidalogo e outros.

Neste mesmo ano, apareci em uma matéria de três páginas ao lado da palestrante de moda Izabelle Capuzzo, falando sobre a androgenia dentro da moda, em uma revista voltada para o público gay, a Otto Magazine, produzida pelos jornalistas Lucas Pereira e Bruno Dias. Também ao lado de um outro grande amigo, Thales Paiva, que é formado em moda e atuou como blogueiro por alguns anos, vesti a dupla sertaneja Bruno Sales & Fernando para as gravações do videoclipe da música 'Meu Universo', que é a segunda faixa de trabalho da dupla. Para este acontecimento, montamos dois looks para cada integrante.


Em 2015 fui Personal Stylist do cantor pop Enzzo Andrade, ondei montei looks para o material promocional de seu primeiro EP Online 'Vamos Sacudir Geral'. Neste ano desenvolvi uma coleção com 30 modelos de peças para marca de roupas masculinas H.Kuda, e uma coleção Capsula de 15 vestidos infantis para a marca Anjos D'Água. Durante o segundo semestre do mesmo ano concedi uma entrevista para o Blog Mattheus Moreira, onde comentei sobre os impactos que a crise financeira do país causou no cenário da moda goiana, e fui citado pelo canal de Brasilia Just For It Boys.


No incio de 2016 me tornei estilista residente da casa Araújo Tecidos, um dos Empórios de rendas mais conhecidos de Goiânia e região, por suas rendas, tules bordados e tecidos finos para festa. Onde passei a criar modelos para noivas, debutantes e madrinhas... A Araújo Tecidos fica localizada em um dos maiores polos comerciais da capital goiana, em Campinas, responsável por abastecer confecções, grandes marcas e ateliês de alta costura. 


Sou um jovem comum de 26 anos, com todos os dilemas da idade, com todos os sonhos a flor da pele, e com toda a força de ir atrás da realização deles. Gosto de assistir desfiles, palestras, de conversar com gente do meio, de me cercar de gente criativa e mente aberta. Gosto de escutar música, de ver filmes em casa, de sair com meus amigos para comer em algum lugar tranquilo, de me sentar com eles e rir das pessoas que fingem estar bêbadas nas festas. Gosto de ficar dentro do meu quarto fazendo graça com as minhas amigas, de ir a São Paulo com a minha família quando o clima esta frio por lá.  Detesto ficar muito tempo quieto, tenho que estar agindo de alguma forma, e assim decidi criar um blog para não ficar parado, sem fazer nada durante as poucas horas vagas que tenho todos os dias, eu realmente me sinto bem escrevendo para vocês.

Este sou eu, um filho, um jovem comum como você, um estudante de moda, personal stylist, consultor de imagem, designer, vitrinista, blogueiro, e seu amigo, sou Reberth Fiorezzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário