segunda-feira, 25 de junho de 2018

Anitta no Rock in Rio – Lisboa: Bang, ela deu mais um tiro certeiro.

24 de junho de 2018: uma data que Anitta jamais esquecerá. A tão aguardada estreia da cantora no Palco Mundo do Rock in Rio aconteceu e, como um drible do destino, foi fora do Brasil. Isso mesmo: o primeiro grande show no exterior da eminente carreira internacional aconteceu no palco do evento que rejeita artistas do seu segmento há mais de 30 anos.


O Rock in Rio passou ao longo das últimas três décadas abrindo portas para artistas da MPB, forró, axé, rap, pop… e claro rock, que é a essência do festival. Mas funk e sertanejo, dois segmentos musicais mais populares do Brasil, nas últimas décadas sempre foram rejeitados. O sertanejo, então, criou seu próprio Rock in Rio: o Villa Mix cresce a cada ano e, veja bem, em outubro também chega a Lisboa. Na semana que vem, em Goiânia, o festival terá Shawn Mendes e Nick Jonas no “maior palco do mundo”, título do Guinness Book.

Voltando ao Rock in Rio. Anitta chegou com pé direito no festival após negociar com a família Medina nas últimas três edições brasileiras. No ano passado, a situação ficou insustentável: Anitta foi convidada por Fergie e Jota Quest; teve seus hits ecoados nos quatro cantos da cidade do rock e… os organizadores do evento, finalmente, entenderam que estavam diante da maior estrela pop feminina dessa década. Não levou dois meses para Anitta ser confirmada nesta edição do RiR Lisboa e ser a primeira anunciada para edição de 2019 no RJ. É a primeira vez que um artista pop é anunciado como a primeira atração do gigante. Sentiram o impacto?


Impacto. É essa palavra que define a experiência de assistir a estreia da Anitta no Rock in Rio. Todo drama que ela enfrentou até chegar às 19h45, horário de Lisboa, deste domingo foi transformado em uma celebração. Ela provou com música, dança e respeito às suas origens que é possível alcançar seus objetivos. Anitta caprichou no repertório e investiu no funk em vários momentos da apresentação de uma hora. Embora tenha conversado muito pouco com o público, ela foi certeira no seu discurso: “Nunca me senti tão bem recebida assim”. O público português ama a música brasileira e Anitta conquistou um espaço relevante por aqui. Todos os singles foram cantados em coro pelo público, um orgulho para o Brasil, em especial em tempos de Copa do Mundo, em que o sentimento de patriotismo está a flor da pele.

Sabendo que o show seria com a luz do dia e das limitações impostas pela produção do artista headliner, Anitta avisou na coletiva de imprensa, minutos antes do show, que investiu em estrutura física com elementos móveis para envolver o público. Pela TV, o público estranhou. Óbvio, estamos acostumados com shows grandes à noite, onde a pirotecnia e a iluminação fazem toda a diferença. Isso pode ter comprometido a avaliação do espectador, até porque os shows pop vão além de uma boa voz e uma boa banda. A experiência visual é uma parte essencial da orquestra.


Explicado isso, precisamos falar sobre o conceito do show. “Made In Brazil”: é assim que a Anitta está chamando o espetáculo que passará por Paris e Londres nos próximos dias. Sua entrada vestida como Carmen Miranda é uma mensagem explicita: a diva da década de 40/50 é considerada pelo mercado da música como a última brasileira a conseguir uma carreira verdadeiramente internacional. E é com o pedido da benção de Carmen Miranda que Anitta começou o show que será um divisor de águas da sua carreira, afinal qual será o próximo passo? “Ela está jogando WAR. Conquistando território por território. E isso é um processo”, ouvi de um profissional que trabalha com Anitta nos bastidores do festival. E é verdade. Há muitas barreiras para um artista brasileiro ir além do oceano… e Anitta, hoje, venceu mais uma. Mais um território conquistado: o Rock in Rio Lisboa.



Os fãs já viram, reviram, comentaram e defenderam o show da Anitta no festival Rock in Rio – Lisboa. Foi um momento muito importante para a carreira da cantora, tanto como uma conquista pessoal quanto pela dimensão internacional. Confira algumas curiosidades envolvendo essa apresentação, que contou com um staff maior do que o do headliner Bruno Mars:

1 – Aconteceram “mil imprevistos e problemas até o último segundo”, de acordo com Anitta. Ela até pensou que tinham feito macumba para ferrá-la. “Eu tinha até feito uns Stories mais cedo falando sobre isso, mas vai que era uma pessoa fazendo macumba, jogando umas pragas em mim? Ia dar tempo de ela jogar mais. Ai eu preferi só falar depois do show. Inclusive, se for [macumba], tem que trocar de lugar, amor, porque no final deu tudo certo. A gente enfrentou mil imprevistos e problemas até o último segundo”, contou no Instagram.

2 – Anitta ficou #xatiada quando soube que o festival tinha divulgado a setlist de seu show nas redes sociais, antes de ela subir no palco. “Era para ser surpresa para os fãs”, ela disse na coletiva de imprensa.


3 – O figurino de Carmem Miranda, usado no início da apresentação, é assinado por Dolce & Gabbana – grife de Stefano Gabbana, o estilista que chamou Selena Gomez de feia recentemente.


4 – Para esse show, Anitta contou com bailarinos portugueses, além do ballet que viajou com ela do Brasil. Sua coreógrafa chegou a Lisboa semanas antes para testar, selecionar e ensaiar a equipe lusitana.

5 – Matthew Bellamy, vocalista da banda Muse, disse que queria conhecer Anitta e fazer uma selfie com ela no festival. Até onde se sabe, não rolou.

6 – Parte da imprensa portuguesa acreditou que Anitta poderia contar com uma participação de Pabllo Vittar no show, porque a drag queen também estava em Portugal. Nos bastidores da Cidade do Rock, minutos antes de subir ao palco, uma repórter perguntou e Anitta disse que nem sabia que Pabllo estava por lá. “Eu não fazia ideia de que ele estava aqui. Eu estava muito fora do telefone nesses dias, muito focada. Para você preparar o show, sou um pouco mais detalhista, então não seria tão simples [a participação]”, disse.

7 – Anitta fez questão de fazer uma homenagem sutil à Marielle Franco, a vereadora assassinada no Rio de Janeiro, e inseriu uma foto dela no telão durante o show (mas quase ninguém notou).

8 – Blaya, cantora que está fazendo enorme sucesso em Portugal, ficou toda feliz porque a Anitta incluiu um trecho de sua música “Faz Gostoso” na setlist. “É muito especial para mim o fato dela saber e ter conhecimento da minha música, e passar isso para as outras pessoas”, disse a artista.

9 – Dulce María, que conheceu Anitta no México recentemente, curtiu todas as fotos postadas pela brasileira no Rock in Rio.

10 – Depois do show, Roberto Medina, fundador do Rock in Rio, se rendeu publicamente: “eu tenho certeza que a Anitta será a próxima Ivete e é obrigação do Rock in Rio estar junto a ea. Eu nunca tinha dito que não gostava de funk ou da Anitta”. AH, TÁ BOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário